quarta-feira, 1 de junho de 2016

Painel I - A Economia Política da Recessão





















O período da noite do segundo dia do XXI ENEP, 19h, marca o primeiro painel do encontro, que discutirá o tema do ENEP desse ano: A Economia Política da Recessão. Participam da mesa o coordenador Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU), Clemente Ganz Lúcio (DIEESE) e Paul Singer (USP).

Niemeyer Almeida Filho (IE-UFU) é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1979), Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (1985), Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós-doutorado pela FEA-USP, Departamento de Economia (2009). Foi pesquisador visitante da FAO em Santiago em 2008. Atualmente é professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Economia e do Programa de Relações Internacionais do mesmo instituto. Presidente da SEP - Sociedade Brasileira de Economia Política; vice-presidente para o Brasil da WAPE - World Association for Political Economy.

Clemente Ganz Lúcio (DIEESE) é professor universitário e sociólogo. Atua como diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e serve no Comitê Gestor.

Paul Singer (USP) é um dos mais importantes economistas do país. Nascido em Viena, Áustria, veio para o Brasil com a família em 1940. Nos anos 50 já estava na luta junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil, que paralisou a indústria paulistana por mais de um mês, em 1953. É economista formado pela USP e participou da fundação da Polop, organização política constituída por membros da ala esquerda do PSB. Tem uma larga trajetória na esquerda brasileira, além de importante obra teórica.


LOCAL: Auditório Celso Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário